X-Area: A evolução das mídias de armazenamento de dados





Hoje em dia, ouve-se muito falar em armazenamento em nuvem ou meios mais avançados,que ajudam a cada dia a guardar parte de nossa vida neles, ou seja, ter uma mídia de armazenamento de dados hoje em dia é essencial.

Mas você já parou para pensar,antes do pendrive ou do cartão de memoria, onde se guardava os nossos dados?

Neste X-AREA, você vai conhecer alguns dos meios mais utilizados para dados na história da humanidade. Então vamos lá?

1 - DISQUETE



Você já deve ter visto em muitos programas de computador, como o Office, na hora de salvar um arquivo, um ícone que representa uma das mídias de armazenamento que outrora já foi a mais utilizada do mundo, o Disquete

O Disquete, também conhecidos como 
floppy-disks, que traduzido para o português é Disco Flexível, tinha um formato de 3½-polegadas, 8 polegadas e na sequência de 5"1/4. Ele se baseia em um disco magnético criado na época de 1970, e nele se guardava praticamente de tudo (o que fosse possível),mas especialmente documentos, fotos e inclusive músicas!

Seus tamanhos para armazenamento variavam de 720KB até 1,44MB, sendo o ultimo o mais comum ao uso, pois tinha um armazenamento razoável para a época.

O disquete chegou a ser uma das mídias de armazenamento mais utilizadas da vez, mas como a tecnologia avança, ele acabou perdendo a popularidade e entrou no desuso, perdendo espaço para o CD-R, onde havia mais facilidade para gravar dados, e um maior espaço para isso, facilitando por exemplo, salvar e compartilhar uma música com os amigos.



2 - CD (COMPACT DISC)




O CD chegou por volta do começo dos anos 80, onde virou uma febre mundial.
Usado principalmente para musicas, o CD já foi a mídia de dados mais usada no mundo também. 

Chegando para substituir o disquete, e trazendo incríveis 700MB de armazenamento, o CD seria capaz de armazenar 80min de musica, cerca de 25 musicas de 3min, e tudo isso custando muito pouco.

Com o tempo, o CD se aprimorou para o tipo CD-R, que pode ser reescrito, vindo depois o CDR-W, também conhecido como disco compacto regravável ou conhecido como CD-Erasable (CD-E).

Não só para musica, mas também servindo para armazenar fotos e até mesmo documentos.
ele é vendido até hoje por cerca de 0,80 centavos. Mesmo com o preço muito baixo, ele teve sua popularidade dilacerada por tecnologias mais recentes, como o Cartão de Memoria e o PenDrive.

3 - DVD (DIGITAL VERSATILE DISC)



O DVD chegou cerca de 10 anos após o CD, e conseguiu revolucionar tirando a popularidade do VHS(Formato de fita para filmes em Vídeo-Cassetes) trazendo 4.75GB de armazenamento, sendo usado até hoje para filmes em DVD Players e também para armazenamento de softwares como o Windows, e também para Games!


Curiosidade sobre o DVD:
No Brasil, o primeiro DVD de filme foi Era uma vez na América, da FlashStar lançado em 1998
Fonte: Wikipedia

4° Cartão de Memoria





O Cartão de Memoria ou Memory Card, nasceu no final dos anos 90, e logo se mostrou outra febre do momento, pois todos se impressionavam com o seu pequenino tamanho e seu grande espaço de armazenamento, na época de seu lançamento, eram 128MB, logo após chegou o de 256MB e hoje temos até de 128GB

Esses cartões podem ser usados em celulares, tablets e etc com intuito de expandir sua memoria.
Eles também eram usados nos videogames, como o Memory Card do Playstation, usado para salvar o progresso dos Games.




5° PenDrive


O PenDrive foi inventado na época de 2000, quando ainda os CD'S faziam ainda muito sucesso, ele apresentou uma nova forma de guardar arquivos, cujo se torna ainda mais acessível do que um Cartão de Memoria, pois não eram todos os computadores que tinham uma entrada para cartão.

Suas capacidades de armazenamento vão de 1GB até 512GB, cujo revolucionou o mercado, pois hoje você pode baixar sua musica e colocar o dispositivo no carro,na Tv e em muitos dispositivos sem nenhum trabalho de arranhar a mídia e estragar, tudo muito portátil!

6° Armazenamento em Nuvem(Cloud)

                                   Imagem: assistenciatecnica.uol.com.br                             

O Armazenamento em Nuvem, surgiu a muito pouco tempo e já faz sucesso, e o porque desse sucesso?

O Armazenamento em Nuvem é para quem não quer carregar nenhum pendrive ou até mesmo ter seu arquivo disponível em qualquer lugar e em qualquer dispositivo que possa se conectar a internet.
Você pode até não saber, mas o Auto Backup dos Smartphones sobem suas fotos para a nuvem(Logicamente se você permitir) com fins de salvar seus arquivos, ou seja, mesmo que você apague do telefone, você poderá acessar aquele arquivo na Nuvem.
Os serviços são muitos, como o Google Drive, Dropbox, OneDrive, 4Shared, Mega e muitos outros!


Esse foi o X-Area, você já teve contato com as mídias mais antigas como o Disquete? Participe através dos comentários!

Compartilhar no Google+

Sobre Guilherme Medeiros Casaro

Dono de um Windows Phone, sou fã dos produtos da gigante de Redmond. Comigo você vai ficar ligado nas novidades da Microsoft e seus produtos ;)
    Comentários do Disqus
    Comentários do Facebook

0 comentários :

Postar um comentário