A evolução das marcas de smartphones

Um dos fatores mais marcantes de uma empresa, é sem dúvida, depois do nome, a sua logomarca. Seja para ajudar na imagem da empresa no mercado, seja para conquistar usuários, seja para entrar na mente das pessoas, o logo de uma marca deve ser sempre bem feito, e produzido, para poder se tornar inesquecível.

Mas, você já se perguntou como foi o primeiro logotipo da Samsung? Ou da Sony? Que tal conhecer um pouco mais da evolução das marcas de smartphones através de seus logotipos?
Fique com a gente nesta postagem, e veja as mudanças de cada uma.


Samsung

O nome "Samsung" pode ser interpretado do coreano "três estrelas", o que explica, pelo menos em parte, o design do logotipo adotado no início da história da companhia. Foi introduzido em 1938, quando a Samsung ainda era uma pequena empresa de comércio de alimentos e mantimentos. Sim, inclusive macarrão!

Por volta de 1969, a Samsung já tinha entrado indústria eletrônica. Não era uma empresa verdadeiramente internacional ainda, mas o novo logotipo introduzido naquele ano pode ter sido um passo para alcançar esse objetivo. O trio de estrelas permaneceu uma parte do logotipo da Samsung até 1993, quando a imagem que todos nós conhecemos hoje foi introduzida. Sua forma oval representa flexibilidade e simplicidade enquanto a cor azul simboliza estabilidade, simbolizando assim confiabilidade e responsabilidade social corporativa.

LG


A história da LG começou em 1958, quando a empresa química coreana Lak-Hui (ou sorte) estabeleceu a Goldstar. Este último tornou-se uma marca bem conhecida de produtos eletrônicos e eletrodomésticos, incluindo os primeiros rádios do país e televisores, entre outros produtos.

Em 1997, a corporação Lucky Goldstar, foi renomeado para LG, e, deu-se o nascimento de seu logotipo. Projetado para se parecer com um rosto humano com um sorriso,  ele tem sido usado desde então pela empresa.

Nokia



As raízes da Nokia podem ser rastreadas até uma antiga fábrica de celulose de madeira, criada em 1865 no sudoeste da Finlândia.

No entanto, foi 1871, quando o nome da empresa Nokia Ab tornou-se oficial. Nas décadas que se seguiram, a Nokia estava envolvida na fabricação de produtos de borracha e fios elétricos, bem como no negócio de geração de eletricidade.

Foi no início dos anos 60, que a empresa começou a produzir dispositivos eletrônicos, os quais abriram o caminho para a Nokia se estabelecer como uma das principais marcas no mercado de telefonia celular até a década passada.

Apple










O primeiro logotipo da Apple, data do dia de 1 de Abril de 1976, e mostrou Isaac Newton lendo um livro debaixo de um pé de maça. No entanto, ele foi rapidamente descartado em favor de uma representação mais plana e simplista de uma maçã. A mordida foi adicionada para que as pessoas não confundissem a maçã com uma cereja, e a versão "arco-íris", do logo, tinha a ideia de "humanizar" a empresa.

Motorola



Motorola era o nome de um rádio que a Galvin Manufacturing Corporation - uma pequena empresa com sede em Chicago, Illinois - começou a produzir em 1930. Eventualmente, a empresa adotou o nome de seu rádio amplamente bem-sucedido. Seu logotipo "batwing" bem conhecido foi introduzido em 1955, como a empresa abriu seu capital, e não sofreu muitas mudanças desde então.


Sony



Sony teve seu primeiro projeto de logotipo registado em 1955, mas foi rapidamente abandonada em favor de uma mais simples - e é o que nós conhecemos ainda hoje. Ignorando as pequenas alterações feitas às formas das letras, o logotipo da Sony manteve-se praticamente o mesmo desde os anos 50. É um fato interessante que, em 1981, a Sony lançou um concurso internacional de design de logotipo - basicamente, qualquer um poderia apresentar um novo logotipo para a marca.
Como você provavelmente pode pensar, nenhum dos logotipos teve uma boa recepção por parte dos chefes da Sony.

HTC



Anteriormente conhecida como High Tech Computer, a HTC começou como uma fabricante de computadores portáteis. Ela rapidamente se mudou para fabricação de telefones celulares. No entanto, grande parte destes foram construídos para outras empresas e vendidos sob suas respectivas marcas.

Confira mais imagens dos logotipos das empresas em nossa galeria.

-

E aí, o que acharam? Conheciam todas as peculiaridades das principais marcas de smartphones do mundo?

Fonte: PhoneArena
Compartilhar no Google+

Sobre Rodriggo Dell

"If you you wish, you can fly, you just have to rely a lot on you." - Steve Jobs. 20 anos, aspirante a designer, blogueiro, fundador e editor chefe do X Border. Tem paixão pelo design, pela tecnologia e pelas conexões que movem o mundo, e as pessoas. Portfólio | Facebook | Google+ | Twitter
    Comentários do Disqus
    Comentários do Facebook

0 comentários :

Postar um comentário